A IMPORTÂNCIA DA ERGONOMIA DAS MÃOS
Na maioria dos ambientes industriais, tarefas manuais repetitivas são um requisito diário inevitável, tendo os trabalhadores que realizar atividades laboriosas como levantar ou baixar, empurrar ou puxar e segurar ou fixar ferramentas e outros utensílios.
As tarefas que exigem movimentos repetitivos das mãos e dos braços podem levar a cansaço das mãos, o que coloca posteriormente mais tensão sobre outras partes do corpo e pode contribuir para lesões.
O verdadeiro custo económico de acidentes de trabalho representa mais do que perda de rendimentos ou afastamento. Despesas médicas contínuas, diminuição da produção e aumento dos prémios dos seguros de acidentes de trabalho estão entre os aspetos mais óbvios e mensuráveis, mas também existem frequentemente custos ocultos.
Embora mais difíceis de medir, taxas acrescidas de acidentes de trabalho podem contribuir para um aumento da tensão ou dos níveis de ansiedade entre os trabalhadores e diminuir potencialmente o moral e a produtividade.
Identificar e gerir os riscos de perigos antes da ocorrência de problemas implicará amiúde reconhecer relações menos óbvias e optar por equipamentos de proteção individual (EPI) ergonomicamente concebidos a pensar em condições e tarefas específicas.
LEIA O ARTIGO COMPLETO